segunda-feira, 11 de junho de 2007

Branding as avessas

Você já pensou em comprar uma Chana nova? Isso mesmo que você ouviu, Chana nova.... Ops, peraí, não é isso que você está pensando, calma... Chana é uma marca de carros chineses que expõs alguns de seus veículos no último Salão do Automóvel em São Paulo. Os importadores pretendem fazer com que a Chana penetre no mercado de utilitários para depois abrir espaço para veículos mais populares e de menor porte (soou meio duplo sentido isso né).
A principal promessa da Chana é o custo-benefício, ou seja, gaste menos em sua Chana nova. Já dá pra imaginar até um slogan do tipo "Chega das Bestas. Chegou a Chana que você tanto esperava".
Levando-se em consideração a parte séria da coisa (se é que existe alguma), pretende-se manter o nome da marca forte no mundo todo, por isso da insistência em se manter o nome do veículo aqui no Brasil, apesar da conotação que remete à genitália feminina. Ou seja, pelo menos eles estão cientes do que estão fazendo. Enquanto outras fabricantes automobilísticas se preocupam com as menores bobeirinhas que podem arrasar a imagem do produto e as marcas, seguindo as lições mais óbvias do branding, nossa maravilhosa Chana pretende causar furor no mercado por causa do nome exótico. No mínimo vai virar piada. Já imaginou um classificado "Vende-se Chana"... Se o cara do jornal não tiver jogo de cintura, pode pensar que é pra colocar no setor de acompanhantes... hahaha...
O próprio Zé Simão, colunista da Folha de S. Paulo, já fez piada com o assunto, imaginando a manchete de um acidente que diria "Picasso (Citroen) entra numa Chana".
Galera, convenhamos, o cara que chegar numa roda de amigos dizendo que está numa Chana vai virar piada com certeza... Esse é o típico carro que não serve pra família, principalmente com crianças, não preciso dizer porque ...
Para finalizar, resta a pergunta: custa muito aproveitar a ocasião de lançamento para lançar o carro com uma marca "menos atiradinha"??? Com certeza sairia mais barato do que tentar promover o carro com seriedade e desfazer a má impressão da marca, que tende a ser piada...
É um absurdo o nome. Vai acontecer o mesmo que a "Besta". Ou o Ka que virou C*, se bem que o apelido caiu muito bem nesse caso. O que eles pretendem? Poxa, marca é identidade. Imagina seu pai te dar o nome de Chana, pinto, tcheca,maracujá...as piadinhas são incontroláveis. A marca virará sinal de chacota.
"Gostou da minha Chana nova?"
"Quer entrar na minha Chana?"
"Vou levar minha Chana no lava-rápido"
"Vou passar cera na Chana"...
e até onde for a imaginação dos Brasileiros...e sabe que vai longe...



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